Sob pressão de servidores públicos diante do impasse sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) do funcionalismo estadual, a mensagem do Executivo que vetava o pagamento do mesmo benefício dos servidores do sistema Judiciário foi derrubada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa por unanimidade na sessão desta quarta-feira (25). Quem encampou a “briga” para que fosse viável o veto, foi o deputado de oposição Emanuel Pinheiro (PMDB), mas praticamente todos os parlamentares foram até a tribuna e se manifestaram de forma favorável a concessão do reajuste das perdas inflacionárias de 11,28% da categoria.
Para dar um “empurrão” nos deputados da base aliada do governo de Pedro Taques (PSDB) que estavam indecisos sobre votarem de forma favorável ou de forma contrária fez com que Pinheiro ameaçasse se articular com outros deputados da oposição no sentido de trancar novamente a pauta de votação na próxima semana, a exemplo do que ocorreu na terça-feira (23) quando o parlamentar pediu sobrestamento de pauta. Um acordo chegou a ser tentado entre o peemedebista e o líder do governo na Casa de Leis, deputado Wilson Santos (PSDB), mas nada foi “fechado” entre ambos. Tal acordo previa que o veto ao RGA do Judiciário fosse um dos primeiros a ser apreciado.
Superado a “crise” momentânea em plenário e com os parlamentares da base aliada já orientados que estavam livres em seus votos, os 16 deputados presentes chegaram ao entendimento uniforme.
Os deputados Max Russi (PSB), José Carlos do Pátio (SD), Wancley Carvalho (PV) e Odanir Bortolini, o Nininho (PSD) subiram na tribuna para elogiar o Judiciário. Mesmo com o entendimento de que votaria para derrubar o veto, o líder do governo não deixou de “alfinetar” a classe jurídica, dizendo que no ano passado a Casa de Leis aprovou vários projetos do Poder que previam vários benefícios, como auxílio creche e moradia. No entanto, Wilson ponderou que a categoria de Mato Grosso é uma das que tem o menor salário da classe se comparada com o restante do país.
A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), obteve uma decisão liminar que lhe permite continuar no cargo até a análise final de uma Ação Revisional apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O pedido tramita no Gabinete da 2ª Turma e busca reavaliar a condenação que resultou na perda de seu mandato. A condenação, proferida nos autos da Ação...
Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.
Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.